Remoto

In Company

20h

(16h aula + 4h leitura complementar)

Público Alvo: 

  • Profissionais das áreas requisitantes;
  • Equipes de planejamento;
  • Setor de compras;
  •  Agentes de contratação; 
  • Pregoeiro e equipe de apoio; 
  • Comissão de seleção de fornecedores;
  •  Centrais de aquisições compartilhadas; 
  • Assessores jurídicos;
  • Advogados atuantes na área de licitações e contratos;
  • Auditores internos e externos;
  • Ordenadores de Despesas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


NOÇÕES DE LICITAÇÕES

  1. Evolução histórica. Procedimento licitatório como instrumento da Administração. Conceito, fundamento Constitucional e lógico.
  2. A importância dos Estudos Técnicos Preliminares (ETP) e do Termo de Referência (TR) no contexto de licitações. Principais normas e conceitos constantes da Lei 13.303/16 (estatuto jurídico das estatais) e principais inovações da nova Lei geral de licitações e contratos (Lei nº 14.133/21).
  3. Conceito, elementos e função da fase preparatória das licitações.


ELABORAÇÃO DE ESTUDOS TÉCNICOS PRELIMINARES (ETP)

  1. Objetivos e escopo de um Estudo Técnico Preliminar.
  2. Conceito e identificação de necessidades e problemas para elaboração do Estudo Técnico Preliminar. Formulação de alternativas e critérios de seleção para definição do problema e escolha da solução a ser contratada.
  3. Conteúdo do Estudo Técnico Preliminar. Exigências legais e elementos indispensáveis. 
  4. Casos práticos e estudos de caso.


CONSTRUINDO UM TERMO DE REFERÊNCIA (TR)

  1. Finalidade e estrutura de um termo de referência. Elementos essenciais e compatibilidade com o Estudo Técnico Preliminar. 
  2. Importância e impactos do Termo de Referência para a eficiência do processo licitatório de qualidade do objeto contratado
  3. Exigências legais e jurisprudência dos Tribunais sobre o assunto.
  4. Casos práticos e estudos de caso.


ANÁLISE DE TEMAS AVANÇADOS PARA A CONSTRUÇÃO DO ETP E TR

  1. Possibilidade de parcelamento ou não do objeto a ser contratado.
  2. Requisitos legais e forma para introduzir a exigência de amostra.
  3. Possibilidade de exigir certificações da empresa e/ou do objeto da contratação.
  4. Marca exigida e especificações restritivas na descrição do objeto no processo licitatório.
  5. Responsabilidades e distribuição de funções e riscos nas etapas da fase preparatória.


PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE CUSTOS

  1. Entendendo a necessidade, os fundamentos e os elementos de uma planilha de composição de custos.
  2. Identificação e categorização de custos diretos e indiretos.
  3. Requisitos legais para elaboração do orçamento estimativo em processos licitatórios.
  4. Impactos da análise e distribuição de riscos no orçamento estimativo. 



Ao final do curso, os participantes serão capazes de compreender e elaborar o Estudo Técnico Preliminar, o Termo de Referência e a planilha de custos e formação de preços.

* O conteúdo programático poderá ser parcialmente adaptado às necessidades específicas do contratante, desde que indicada a necessidade com no mínimo 15 dias de antecedência da realização do treinamento.

Planejamento das Contratações

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