

Remoto
In Company
20h
(16h aula + 4h leitura complementar)
Público Alvo:
- Profissionais das áreas requisitantes;
- Equipes de planejamento;
- Setor de compras;
- Agentes de contratação;
- Pregoeiro e equipe de apoio;
- Comissão de seleção de fornecedores;
- Centrais de aquisições compartilhadas;
- Assessores jurídicos;
- Advogados atuantes na área de licitações e contratos;
- Auditores internos e externos;
- Ordenadores de Despesas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
NOÇÕES DE LICITAÇÕES
- Evolução histórica. Procedimento licitatório como instrumento da Administração. Conceito, fundamento Constitucional e lógico.
- A importância dos Estudos Técnicos Preliminares (ETP) e do Termo de Referência (TR) no contexto de licitações. Principais normas e conceitos constantes da Lei 13.303/16 (estatuto jurídico das estatais) e principais inovações da nova Lei geral de licitações e contratos (Lei nº 14.133/21).
- Conceito, elementos e função da fase preparatória das licitações.
ELABORAÇÃO DE ESTUDOS TÉCNICOS PRELIMINARES (ETP)
- Objetivos e escopo de um Estudo Técnico Preliminar.
- Conceito e identificação de necessidades e problemas para elaboração do Estudo Técnico Preliminar. Formulação de alternativas e critérios de seleção para definição do problema e escolha da solução a ser contratada.
- Conteúdo do Estudo Técnico Preliminar. Exigências legais e elementos indispensáveis.
- Casos práticos e estudos de caso.
CONSTRUINDO UM TERMO DE REFERÊNCIA (TR)
- Finalidade e estrutura de um termo de referência. Elementos essenciais e compatibilidade com o Estudo Técnico Preliminar.
- Importância e impactos do Termo de Referência para a eficiência do processo licitatório de qualidade do objeto contratado
- Exigências legais e jurisprudência dos Tribunais sobre o assunto.
- Casos práticos e estudos de caso.
ANÁLISE DE TEMAS AVANÇADOS PARA A CONSTRUÇÃO DO ETP E TR
- Possibilidade de parcelamento ou não do objeto a ser contratado.
- Requisitos legais e forma para introduzir a exigência de amostra.
- Possibilidade de exigir certificações da empresa e/ou do objeto da contratação.
- Marca exigida e especificações restritivas na descrição do objeto no processo licitatório.
- Responsabilidades e distribuição de funções e riscos nas etapas da fase preparatória.
PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE CUSTOS
- Entendendo a necessidade, os fundamentos e os elementos de uma planilha de composição de custos.
- Identificação e categorização de custos diretos e indiretos.
- Requisitos legais para elaboração do orçamento estimativo em processos licitatórios.
- Impactos da análise e distribuição de riscos no orçamento estimativo.
Ao final do curso, os participantes serão capazes de compreender e elaborar o Estudo Técnico Preliminar, o Termo de Referência e a planilha de custos e formação de preços.
* O conteúdo programático poderá ser parcialmente adaptado às necessidades específicas do contratante, desde que indicada a necessidade com no mínimo 15 dias de antecedência da realização do treinamento.